Photo of the Day

Tuesday 9 November 2010

Pequeno Guia de Diferenças Culturais

Sobre banhos, dentes e higiene em geral

Uma das coisas que mais me chama a atenção, desde que cheguei em terras australianas, é a higiene (ou a falta de) dos australianos e afins.

Eu sei que a diferença cultural é grande, e que o que pra gente pode parecer absurdo, pra eles é totalmente normal.

E vice- versa. 

E é no vice-versa que a gente pode se dar mal.

Essa semana que passou descobri, por exemplo, a razão do australiano e do inglês não escovar o dente depois do almoço.  Vejam só: um colega de trabalho do meu marido chegou indignado no escritório comentando de um pessoal  estrangeiro que insiste em escovar os dentes no banheiro da faculdade. Ele, descendente de inglês, disse que acha isso uma das coisas mais nojentas do mundo, pois a escova de dentes tem que ficar no seu banheiro, e não guardada numa nécessaire  e ser - que heresia  - usada em um banheiro público.

Foi uma revelação! Pra mim, eles eram uns porcos que não escovavam os dentes depois do almoço! Mas vejam só, eles acham que os porcos somos nós, que usamos nossa preciosa escova de dentes no mesmo banheiro que qualquer um pode freqüentar!

Vivendo e aprendendo…. em terras australianas, a “dona do chiqueirinho” sou eu!


11 comments:

cristiane said...

AH!!! mas eu ainda prefiro usar uma escovinha diferente pro trabalho do que nao escovar at all!!!
E a colgate tem uma agora que nem de agua precisa!!!!!

Unknown said...

Jura? Por isso têm os dentes podres!

William Salvador said...

Ah,os franceses e as toalhinhas ... rsssssssssss

Daniela Santos-Hansen said...

Isso pq vc não conhece os noruegueses... não lavam os cabelos como nós e não é em todo banho que usam shampoo. As norueguesas não pintam as unhas como nós e qdo pintam deixam o esmalte sair sozinho, descascando.. imagina.Isso qdo elas cuidam das unhas!!

Carol said...

mas prefiro assim do que ter os dentes feios hauhauhaauhaua como os deles hehe

Gisley Scott said...

Hahahahaha...esse negócio de cultura é uma coisa engraçada...Aqui por exemplo, eles só acham que precisam tomar banho se suarem, se não suou, não tá sujo...

Pra gente, se passarmos o dia fora, tem que ter um banho, no matter what! Vivendo e aprendendo.

Flávia Souza said...

Surpresa com tal revelação. Adorei este blog, virei seguidora e já está entre os meus favoritos!

Bj gde, e boa semana

Flávia
www.conexaoflavia.blogspot.com

Hürrem said...

Nossa eu nao sabia disso!! Vivendo e aprendendo! Aqui na Turquia o povo nao e de escovar os dentes todos os dias e nem de tomar banho todos os dias....como e que pode?? Eu se fico sem banho começo a sentir coceira no corpo rsrsrsrs pelo menos os australianos so nao escovam os dentes na hora do almoço, ja e uma vantagem!! rsrsrsrs

July said...

Vivendo e aprendendo. Nada como ver a história dos dois lados da moeda, agente sempre acha que o nosso lado é mais certinho que o outro. rsrsrs

Anita said...

Olha, eu nao gosto de justificar um mau habito como "diferenca cultural, tem que ser compreendido e aceito, etc. e tal". No lavabo da empresa onde eu trabalhava so existia UMA pia e UM vaso sanitario (apesar de existir um lavabo feminino e um masculino). Assim eu me trancava la e escovava os dentes (rapido) sem ninguem nunca desconfiar. Tambem levava a escova na bolsa. Agora, tinha um colega mexicano que eu tinha vontade de esganar ! Ele tinha um escovao velho e feio, botava muita pasta e levava horas para fazer o percurso da mesa dele ate o lavabo. Ficava parando na mesa dos outros, ia pegar cafe, agua lia coisas no corredor... tudo com o escovao amarelo velho cheio de pasta. Assim nao da !

Leonardo Correa said...

Post muito legal! Moro na Australia ha 3 anos e no trabalho eu sou o "mister Strange" porque escovo os dentes 2 ou tres vezes no trabalho.

Banho aqui nem pensar! Um certo(a) australian me disse que dorme sem tomar banho para economizar agua. Ou seja, um banho so quando acorda e so. Desculpa para escapar do banho.

E normal ir para reunioes de trabalho, nightclubs e ter gente com um bafo insuportavel de cebola. O pior e quando o cara (ou a cara) fuma!

Sempre digo que somos pobres, feinhos mas somos limpinhos!

Post a Comment