Photo of the Day

Monday 31 May 2010

Adelaide brasileira

Morar fora do Brasil me deu a oportunidade de conhecer o Brasil de uma forma que, seu eu ainda estivesse lá, jamais conheceria.

Você sabia, por exemplo, que em Recife você “ataca” um casaco ou um vestido? Não! Você não está com raiva das suas roupas e quer descontar nelas o fato do grosso do seu chefe ter gritado com você novamente. Você quer somente abotoar seu casaco, fechar o botão do seu lindo vestidinho.

E quando você enjoa de alguma coisa em Teresina, você  “abusa”, como em  “abusei de chocolate, vou ficar um tempinho sem comer..." (é claro que esse exemplo é pura ficção, jamais vai acontecer na minha vida).

Você também pode abusar de uma pessoa. E você não estará fazendo nenhum mal a ela. Somente quer ficar um tempinho sem vê-la, quer dar um tempo, por que deu “ica”!

Em São Paulo, você não está “numa boa”. Você está “de boa”. E ao falar dos seus afazeres semanais, você não diz que tem um compromisso na quinta feira, mas sim “de quinta”.

Ainda em São Paulo você pede arroz e feijão com “mistura”, que vem a ser a carne, o frango ou o peixe. Ou seja, o paulista chama de mistura a parte principal do prato. Vai entender...

E tem também o famoso molho “vinagrete”, assim chamado em grande parte do Brasil. No Rio, mais conhecido como molho à campanha.

Isso sem falar nos sotaques de todos os cantinhos do nosso país, tem o “ocê” dos mineiros, o "oxente" dos nordestinos, os erres fortes dos paulistas (cada canto de São Paulo tem um erre diferente!), o falar cantado do pessoal do Sul.

Morar em Adelaide é “visitar” várias cidades brasileiras em um só dia, dependendo de que amigo você vai encontrar por aqui. Quando tem festa então (que é quase sempre) vamos do “Oiapoque ao Chuí” em poucas horas! É maravilhoso!

Nos últimos 3 anos aprendi várias novas palavras e expressões em português. A gente aqui é uma mistura tão grande de Brasil que já nem sei mais se ainda sou “só” carioca! Daqui a pouco vou estar  falando: Caraca, meu. Essa night tá mesmo da hora! Barbaridade, sô! 

5 comments:

Juliana Bernardi said...

uuuiiiiaaaaaaa num é que saiu messssmo !!!! ficou chique no úrtimo esse post ai heim. Gostei pra caracasss. Um "must"!!!!

Valeu pela lembrança de todos nós. Adorei a inspiração. Você tem toda razão, é uma vivência à parte morar fora e experienciar a vida aqui, difícil mesmo às vezes descrever pras pessoas, amigos e familiares, do lado de lá, o que a gente passa e vive aqui.

A vida do lado de cá não seria a mesma sem vocês, Brasileiras(os) em Adelaide, grandes amigas/os e grande família !!!!

Obrigada Clau, meninas e todos aqui que fazem nossa vida em Adelaide cada dia melhor.

Bjs, Ju

Unknown said...

Deve ser maravilhoso ter amigos assim tão diversificados e com eles conhecer e aprender essas palavras com sentido bem diferente daqueles que nós cariocas usamos.BJS. Saudades

Kel said...

Clau, vc se superou... Esse foi o texto q mais gostei ate hj. Acho pelo fato de ter um pouquinho de cada um nele. Muito louco manoooo.... Bj

Juliana Bernardi said...

concordo com a Kelly, acho q tb gostei muito desse, deve ser meu favorito, digo, preferido segundo, o primeiro 'e aquele q vc fala de vc, como vc define vc, muito bom mesmo eeeeeeeeeeeee

Marcia Gonçalves said...

E se você falar que vai soltar uma cafifa? O que será que vão pensar? :-)

Post a Comment